Translate

terça-feira, 17 de julho de 2012

VTRENDS Verão 2013 Vicunha


 

Palestra do portal WGSN antecipa os caminhos da temporada 2012/2013




Andréa Bisker e Katie Sturch na palestra do WGSN no Shopping Iguatemi ©Fernando Godoy
A palestra do WGSN, um dos portais de tendências mais consultados do mundo, aconteceu na terça-feira (24.01) no Shopping Iguatemi, ministrada pela diretora do portal na América Latina, Andréa Bisker, com a presença de Katie Sturch, editora sênior no Reino Unido e especialista em tendências direcionadas ao varejo, dando as diretivas para as temporadas de 2012/2013, assim como inspirações artísticas divididas por grupos de tendências. Acompanhada por vídeos expressivos de cada grupo de tendências, a manhã que começou cedo na sala do Cinemark se tornou uma das mais inspiradoras da temporada de moda Inverno 2012, para quem quisesse entender melhor como o comportamento e a cultura podem influenciar a construção de uma coleção e a vontade do consumidor em querer espelhar na sua maneira de vestir o sinal dos tempos em que vive.
As tendências para a Primavera/Verão 2013 foram divididas por Katie em três grandes grupos macro:
1.Idiomatic (“idiomático”)
2.Wonderlab (“laboratório fantástico”)
3.Story of Now (“história do agora”)
O casaco inspirado nas touradas, Jeremy Scott para Adidas; e Laduma Ngxokolo inspirado na tribo Xhosa©Reprodução
O grupo de tendências Idiomatic (“idiomático”), como o próprio nome indica, trata de valorizar a riqueza das diferentes culturas locais. “Ser provinciano é cool” foi uma das frases de abertura do vídeo que apresentava esta tendência, que contou com a trilha sonora do sertanejo mais traduzido dos últimos tempos, “Ai, se eu te pego” de Michel Teló. Nada mal para as nove e meia da manhã de uma terça-feira. O que o vídeo e a música queriam expressar era a valorização da essência de uma cultura (o sertanejo, no caso) e a reação das pessoas a mesma.
As tribos de consumidores desta tendência são chamadas de New Wave Culturalists (“culturalistas nova onda”) e valorizam não só a cultura, como a produção e o conteúdo local. A globalização deixa de ser o inimigo e permite que o local se inspire e floresça de acordo com as tendências globais.
As cores vão ser mais pasteis e cores mais frias, que vão ser a paleta para estampas listradas e vibrantes, em peças de algodão que mostrem a trama com que foram realizadas. Estas cores são aplicadas a peças com cortes mais retrô, inspiradas em tribos, culturas e tradições locais.
O perfume molecular Molecule 01; e os tecidos Sci-tech Chanel Primavera/Verão 2012 ©Reprodução
O segundo grupo de tendências é o Wonderlab (“laboratório fantástico”). A frase que marca esta tendência é “ciência é cool”. E não só é cool, como valoriza o conhecimento raro sobre alguma coisa ou assunto e caracteriza isso como um luxo só permitido aos mais interessados, que procuram marcas e peças sustentáveis.
A extrema valorização do conhecimento resulta em procurar e ver beleza no inesperado e no desconhecido, com inspirações em radiografias cerebrais, vírus e moléculas para criar as estampas aplicadas em um look maissportswear. As silhuetas são clean e modernas e muitas vezes realizadas em tecidos metalizados cuja cor é difícil de identificar.
Os consumidores desta tendências são chamados de Democtratic Hedonists (“hedonistas democráticos”), que procuram e aprendem a viver em novos estilos de vida, buscando conhecimentos raros e inspirados em comportamentos Sci-Tech – que une tecnologia e ciência.
O vestido inspirado em papel de parede com fita adesiva de Vanessa Bruno Primavera/Verão 2012; e a arte de rua em Berlim ©Reprodução
O terceiro grupo de tendências, Story of Now (“história do agora”), valoriza o real e contemporâneo de uma forma que nunca vimos. Diferente do carpe diem que vivíamos até hoje, pautado por um “a vida é agora” quase obrigatório, esta tendência assenta na valorização de tudo o que é real, do bonito ao feio, do normal ao estranho, vendo beleza em tudo o que existe. Desta forma, encontramos uma valorização de roupas “entediantes” do dia-a-dia, que caminham para um minimalismo urbano e mundano. Os cortes clássicos voltam a ser utilizados como forma de exaltação do look urbano, que procura inspiração na arte de rua de Berlim e na pós-modernidade.
Os consumidores desta tendência são os Reality Worshippers (“veneradores da realidade”), que celebram o real e o mundano e querem transmitir isso na forma de vestir e estar na vida.
Como brinde final, Katie presenteou-nos com o vídeo de Frank Ocean, Novocane, como representante das tendências apresentadas e como elas são refletidas em outras áreas.

Senac Moda Informação compila tendências para o verão 2013





Senac Moda e Informação Verão 2013 450x367 Senac Moda Informação compila tendências para o verão 2013
A 39ª edição do Senac Moda Informação – Verão 2013, que acontece em 15 de março, no Palácio das Convenções do Anhembi, traz uma proposta de leitura da moda que valoriza ao mesmo tempo a nostalgia, o esporte, os encantos submarinos e as tradições culturais. A tradução desses elementos e a concretização das tendências se integram em um encontro com palestras, ciclo de discussões paralelas e sessões de coaching.
Mercado e oportunidades são o foco da palestra dos alemães Malte Horeyseck e Malte Huffmann, sócios-diretores da Dafiti, que falarão sobre Fashion e-Commerce. Ainda no auditório principal, outros assuntos serão abordados: Tecidos, Cores e Padronagens; Feminino; Fast Fashion; Acessórios; Moda Praia e Resort; Jeanswear e Masculino. No auditório paralelo ocorrem discussões para atendimento específico aos públicos dos segmentos de lingerie e loungewear, infantil e street style.
A apresentação das tendências é orientada pelos temas definidos como base de todo o evento e que norteiam as coleções. Sendo assim, o Senac Moda Informação – Verão 2013 traz para os participantes os temas:
Sport-à-porter - Desejo de praticidade e conforto segue alinhado a um estilo urbano-chic, que encontra inspiração na modernidade da metade do século XX. Pureza da linha, limpeza visual, sofisticação e elitismo, são marcas desse estilo que é traduzido em silhuetas geométricas e aerodinâmicas. Tecnologia, dobraduras, origami e efeitos 3D são as bases das criações desse tema.
Neo-nostalgia - Reinterpretações sofisticadas de décadas passadas com ênfase nos anos 20, 50 e 60. Um saudosismo delicado vem revelado por meio de volumes e silhuetas que combinam requinte e frivolidade, num jogo onde o resultado é a ostentação de uma feminilidade exagerada. Matérias primas customizadas, alto artesanato, ornamental que flerta com o kitsch, elaboradas técnicas de costura e modelagem são pontos chaves.
anos 50 8 Senac Moda Informação compila tendências para o verão 2013 Loucos Anos Senac Moda Informação compila tendências para o verão 2013
Rainhas do Mar - O estilo de vida descontraído das cidades a beira mar é a maior fonte de inspiração deste tema. Os encantos e mistérios submarinos, o exotismo e espírito de aventura dos paraísos tropicais, e o charme dos balneários do mediterrâneo são homenageados. As principais influências desta história que reverencia o mar são Atlantis, Palm Beach e Cruzeiro Mediterrâneo.
atlantis ruins 450x294 Senac Moda Informação compila tendências para o verão 2013Foto: Urban Ghosts
Tribal Naïve - As diferenças entre povos e culturas ao redor do mundo são, agora, celebradas de maneira a respeitar e valorizar o “local”, sem deixar de estar integrado ao “global”. A sociedade moderna presta suas homenagens ao tradicional enquanto segue em frente no caminho natural da evolução.
Crianças peruanas 450x300 Senac Moda Informação compila tendências para o verão 2013
Foto: Zun
Espaços e cenários são responsáveis por transmitir referências ao participante do Senac Moda Informação por meio de sensações e estímulos dos sentidos e, principalmente, por criar ambientes que reverenciem as tendências da estação. A exposição de peças será complementada por uma instalação de shapes ícones de cada segmento, estimulando a criação e a observação de formas, acabamentos e modelagem, individualmente.

Durante o evento de confirmação de tendências, os consultores do Senac Moda Informação apresentam informações sobre tecidos, modelagem e cores que foram coletadas por meio de pesquisas e aplicação de conceitos inspirados no cinema, na arquitetura, no design, na natureza, no comportamento e na cultura. A concretização das ideias é facilitada pelo detalhamento das fichas técnicas e pela exposição de materiais, novidades para confecção e insumos da estação que serão disponibilizados pelos parceiros no lounge comercial.
As sessões de coaching serão oferecidas em dois horários e conduzidas pelas coolhunters Andrea Bisker (diretora da WGSN para América do Sul e sócia-diretora da Mindset) e Carolina Althaller (pesquisadora de tendências).

Por Fashion Bubbles.

Macro tendências divulgadas pela WGSN para outono/ inverno 2013/214

                 



Terça-feira, dia 12 de junho, aconteceu o já habitual evento no Shopping Iguatemi, onde a WGSN divide com os  convidados as direções de tendências para daqui a 2 anos.
No outono/inverno 2014, a WGSN apresenta o conceito Be Connected, com as macrotendências Hacktivate, 21st Century Romance e Living Design.
Para essa temporada, a conexão, o open sourcing e a liberdade de design se tornam chave. Vemos também uma preocupação maior com a estética e o surgimento de novas alternativas de design.
Entenda um pouco mais:

Hacktivate
Se antigamente hacker era sinônimo de atividade ilegal, agora esse conceito está mudando. Tudo pode ser hackeado, de política a vegetais. Apresentaremos uma nova geração de makers e DIY design, onde qualquer um pode criar. A busca é por alternativas que são mais amigáveis a comunidade e sustentáveis do que as atuais fábricas. O Hack Design cria algo novo, melhor executado e adaptado às necessidades do povo.

21st Century Romance
Estamos na era que está transformando o mundo mais rapidamente do que jamais pudemos imaginar e providenciando novos estímulos para o design.
O movimento ainda está iniciando, é uma evolução do modernismo e pós-modernismo. As fontes são a ciência, a natureza, o artesanato e a composição de elementos de design contraditórios. Como os romantismo do século XVIII, a nova versão celebra a espiritualidade, a natureza, a emoção, autenticidade e imaginação.

Living Design
Uma nova abordagem do design para um mundo em transformação. É sobre objetos que comunicam ideias por meio de sua aparência, toque e interações. São produtos que ganham vida, as superfícies ganham pele, as formas se tornam macias e arredondadas.



Por Mindset em 8 de junho, 2012